Educativo


O projeto “Valongo – Cais de Ideias”, comprometido com o “não-esquecimento” da memória africana no Brasil, proporciona um ciclo de encontros de educação patrimonial e é composto por práticas voltadas à multiplicação e propagação de temas não só sobre o Cais do Valongo, mas também sobre a sua formação civilizatória e identitária.

Voltada a professores da rede pública do Rio de Janeiro, educadores museais e atores da cadeia turística, o “Valongo, Cais de Ideias”, ao entender a ação fundamental da educação como agente potencial de transformação, trabalha conteúdos sobre patrimonialização, história pública, a importância dos bens culturais e a luta antirracista.

Ao longo de quatro módulos, sob a coordenação dos pesquisadores Luís Araújo e Jéssica Hipolito, a memória e a história do Sítio Histórico e Arqueológico do Cais do Valongo é abordada dentro do contexto social e cultural da cidade do Rio de Janeiro. Com o auxílio dos multiplicadores – Rosana Najjar, Mônica Lima, Ludmila Lis, Eliana Alves Cruz, André Vargas, David Alfredo, Rafael Rodrigues Moraes, Mãe Celina de Xangô, Cosme Felippsen e Gracy Mary – as narrativas históricas são ressignificadas partindo do entendimento de mundo e ancestralidade negro-africana.

Os encontros, gratuitos e em ambiente virtual para atender às orientações sanitárias vigentes na pandemia, são constituídos de aprendizados e vivências que propagam a relevância do sítio para a sociedade, a importância dos saberes transmitidos pelos ancestrais e o exercício necessário de visibilidade das identidades reconstruídas.

Confira o material didático Cais de Ideias.

Assista ao vídeo Valongo – Cais de Destinos