Resistência e Ressignificação


A socialização e restauração patrimonial do projeto “Valongo – Cais de Ancestralidades” dá continuidade aos trabalhos para que este território, de riqueza incomparável para a história do país, tenha seus valores e sujeitos reconhecidos, resgatando não só fatos como as heranças até então subalternizadas.

Entendendo a importância e a relevância social que esse Patrimônio Mundial agrega na formação histórica do país, o projeto “Valongo – Cais de Ancestralidades” realiza iniciativas socioeducativas que envolvem formação patrimonial, melhorias de infraestrutura e contam sobre a história do Valongo e da Pequena África. É preciso ressignificar para transformar esse espaço em troca e acolhimento só é possível a partir do conhecimento e da potencialização da educação.


A preservação deste Patrimônio é papel de toda a sociedade no intuito de honrar a memória de um período violento em que foram cunhados os conflitos raciais e a desigualdades étnicas no Brasil e de observar o passado como percepção e reconhecimento da ancestralidade que compõe a complexa diversidade da identidade brasileira.