O Projeto


O projeto “Valongo – Cais de Ancestralidades” é construído por ações de restauração e socialização do Patrimônio, bem como iniciativas socioeducativas que buscam enaltecer a relevância do Sítio Arqueológico Cais do Valongo na formação histórica do País.

Aliando à noção de ancestralidade à significação social que um sítio de memória possui no fortalecimento de identidades e cidadanias, o projeto “Valongo – Cais de Ancestralidades” reconhece e valoriza a hereditariedade e estabelece diálogos em favor do pluralismo, respeitando as influências antepassadas e tudo o que nos constitui.

Com o objetivo de dar visibilidade e destaque ao sítio histórico, o projeto realizações ações de melhoria de infraestrutura compostas por um novo guarda-corpo, valorização cênica e turística, sinalização direcional, novo projeto de iluminação cênica-monumental e uma exposição a céu aberto, esta elaborada por especialistas da cultura negra da diáspora. A ideia é propor ao público que passe pela região todos os dias ou que vá visitá-la um pensamento crítico ao reposicionar os africanos em seus lugares de sujeitos históricos, resistentes e responsáveis pela formação da  “Pequena África”. Tudo isso para contar melhor e preservar a história do Valongo e da Pequena África.

Com investimentos da empresa State Grid Brazil Holding (SGBH), realização e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, IRPH e CDURP, bem como apoio do INEPAC e supervisão e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o sítio histórico conta também com a Formação Continuada em Educação Patrimonial “Valongo, Cais de Ideias”, que é comprometida com o “não-esquecimento”, não só com os negros escravizados e seus descendentes, mas também com toda a sociedade. O projeto terá também ações de comunicação como este site e redes sociais com o objetivo de disseminar e divulgar todas as etapas do projeto e para maior socialização da sua importância.

MISSÃO

Transformar a realidade enfatizando os aspectos históricos que nasceram a partir do Cais do Valongo, preservação do Patrimônio Cultural Mundial e praticar o exercício do “não-esquecimento” com base na educação.


VISÃO

Ser referência nas ações sócio-educacionais e, consequentemente, defendido pela sociedade  ao apresentar com verdade a cultura brasileira, africana e afro-brasileira.


VALOR

Respeito (aos ancestrais e à historiografia); Preservação (do Patrimônio Cultural Mundial); Comprometimento (com a informação e reformulação da narrativa); e Inovação (com projetos educativos que tragam novas perspectivas para o futuro).

EDUCATIVO

O projeto “Valongo – Cais de Ideias”, comprometido com o “não-esquecimento” da memória africana no Brasil, proporciona um ciclo de encontros de educação patrimonial e é composto por práticas voltadas à multiplicação e propagação de temas não só sobre o Cais do Valongo, mas também sobre a sua formação civilizatória e identitária.

SAIBA MAIS